Laboratório de Ensaios e Materiais de Construção Civil

Tecnologia da Construção Civil I

OBJETIVOS DA DISCIPLINA:

Conhecer os componentes de construção e de estruturas relativos à tecnologia da construção civil convencional. (1) - (Edifícios residenciais, comerciais e institucionais). Ser capaz de interpretar o conjunto de projetos de uma edificação convencional (tecnologia convencional com algumas inovações no processo de construção), organizar o canteiro de obras e sua logística, executar e controlar a qualidade das várias partes da estrutura convencional e da edificação. Um enfoque especial é dado à necessidade de que o engenheiro, mesmo o de pouca experiência, assuma as responsabilidades e atribuições que a sua função delega, posicionando-se de acordo com as suas atribuições técnicas e formação sem omissão de natureza conciliatória ou de acomodação, tendo em vista que a ele compete a Responsabilidade Técnica de Execução, e por esta responsabilidade ele responderá. (1) Entende-se construção civil convencional aquela em que se usam materiais e tecnologias mais antigos mesclados com algumas inovações tecnológicas nos processos. Entretanto, existe a racionalização do processo. O nível de mecanização/automação é baixo e praticamente não se utiliza a pré-fabricação.

 

EMENTA DA DISCIPLINA:

A classificação da indústria da Construção Civil segundo a Fundação João Pinheiro, IBGE E NBR 8950. Aspectos legais para o início de um empreendimento de construção (Licenciamento/Alvará/Autorizações). Estudo e análise do Projeto Executivo. Projeto para produção. Projeto do layout do canteiro de obras/produção e planejamento da logística no canteiro de obras. materiais, métodos/processos e tecnologias de construção/produção de edificações: locação da obra. Fundações. Estruturas. Alvenaria. Coberturas. Instalações diversas. Esquadrias. Revestimentos. Pisos. Pinturas. Vidros. Limpeza. Entrega da obra.

 

BIBLIOGRAFIA:

ABRAGESSO. Manual de Montagem de Sistemas Drywall. São Paulo: Pini, ed. 1, 2004. vol 1. 52p.

Azeredo, Hélio Alves. O Edifício até sua Cobertura. São Paulo: Edgard Blucher, ed. 2, 1997, vol. 1. 188p.

Azeredo, Hélio Alves. O Edifício e seu Acabamento: Prática de Construção Civil. São Paulo: Edgard Blucher, ed. 1, 2000, vol. 1. 178p.

Beitz, Wolfgang; Feldhusen, Jorg; Grote, Karl Heinrich; Pahl, Gerhard. Projeto na Engenharia. São Paulo: Edgard Blucher, ed. 6, 2005. vol 1. 432p.

Borges, Alberto de Campos. Prática das Pequenas Construções. São Paulo: Edgard Blucher, ed. 8, 1996, vol. 1. 336p.

CTE. Qualidade na Aquisição de Materiais e Execução de Obras. São Paulo: Pini, ed. 1, 2002. vol 1. 276 p.

Dias, Paulo Roberto Vilela. Engenharia de Custos - Uma Metodologia de Ornamentação para Obras Civis. São Paulo: PROGRAMA DE DISCIPLINA- UFES Página 1 de 2 Pini, ed. 5, 2005. vol 1. 215p.

Dias, Paulo Roberto Vilela. Preços de Serviços de Engenharia e Arquitetura Consultiva. São Paulo: Pini, ed. 3, 2005. vol 1. 283p.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910